Como clientes de lojas online, todos nós passamos por aquele momento em que chegamos ao checkout, prestes a finalizar a nossa compra e, pronto, os custos de envio aparecem. De repente, há silêncio. Começam a surgir perguntas: o que fazer? Quanto tempo demora a entrega? Mas, acima de tudo, quanto vai custar o envio?
Identifica-se, certo? Bem, o mesmo acontece com o seu cliente. E é por isso que este é um dos momentos mais importantes no processo de compra, tanto para o consumidor como para o vendedor.
A importância das taxas de envio durante o checkout
Por que dizemos que é um dos momentos mais importantes? Porque é nesse momento que decide qual das taxas vai aumentar:
- A taxa de conversão ou a taxa de abandono do carrinho de compras.
Claro que existem muitos fatores que podem influenciar o abandono dos carrinhos de compras, mas a verdade é que 44% dos consumidores abandonam o carrinho por causa dos custos de envio. E essa é uma grande perda para o vendedor. Consegue imaginar, depois de todo o trabalho e esforço na estratégia de venda, perder o seu potencial cliente no momento de finalizar a compra? Por isso que é extremamente relevante ter em conta o valor dos envios.
Mas então, qual seria a solução para este problema? Muitas lojas online também consideram, na sua estratégia de vendas, oferecer envios gratuitos quando se atinge um determinado valor ou volume de compras. Mas isso nem sempre é uma opção, nem para os clientes, por um lado, porque eles não querem comprar mais; nem para muitos vendedores por outro, que não podem arcar com o custo dos envios gratuitos.
A dura verdade é que, às vezes, as lojas online não podem sequer reduzir as suas taxas de entrega nem mesmo em alguns cêntimos, já que os valores que oferecem aos clientes são os mesmos que pagam ao seu parceiro de envios – as empresas de transportes. E é por isso que, antes de mais, é importante começar por entender como é que essas empresas definem os seus preços.
É tudo uma questão de volume.
Ok, talvez não seja TUDO uma questão de volume. Quando chegar a hora de negociar tarifas com uma empresa de transportes, alguns diferentes factores vão influenciar os preços de envio. Claro, não se limitam a estes, mas normalmente existem três elementos principais que as empresas levam em conta ao definir o preço que uma loja online paga pelos envios:
- O peso da encomenda.
- O destino para o qual é enviada.
- O volume mensal de envios da loja.
Provavelmente este último, o volume, é um dos principais fatores entre eles. Isto porque quanto maior o volume, maior o poder de negociação da loja online em relação às taxas de envio.
Porquê? Porque, para as empresas, geralmente é mais conveniente carregar os seus meios de transporte (camiões, aviões, barcos, etc) ao máximo quando entregam produtos do que tê-los com metade da carga ou menos da metade. Não é apenas mais conveniente, mas mais barato para eles, se o fizerem dessa forma. Isto porque as empresas de transporte devem considerar toda a logística envolvida na entrega de uma encomenda, como o custo de gestão de recursos humanos, custos de tempo, custos de combustível, custos administrativos, etc. E se eles usarem um camião carregado numa rodada de entrega, isso ajuda-os a economizarem consideravelmente na sua logística. Obviamente, há outros fatores em torno deste tópico que precisam de ser considerados, mas que podem levar-nos a um artigo totalmente novo, por isso não vamos entrar nesse assunto agora.
Voltando ao volume de envios, é interessante pensar que, se uma loja online vende mais produtos, isso vai aumentar o seu volume de envios o que, por sua vez, vai ajudar a obter melhores taxas de envio. A parte interessante é que, na maioria das vezes, para um eCommerce, uma das maneiras de vender mais produtos é exatamente ao obter (e oferecer) melhores taxas de envio.
E isso leva-nos a duas situações.
Por um lado, muitas empresas, geralmente grandes, não têm problemas em negociar os preços dos seus envios porque o volume com que trabalham é muito grande, o que lhes permite ter maior capacidade de negociação. Por outro lado, há muitos mais casos em que isso não acontece. As pequenas e médias empresas, algumas delas startups, que precisam de alguma ajuda no seu sector logístico, não podem crescer tanto quanto gostariam, e na maioria das vezes é devido ao factor preço-volume.
Como resultado, as lojas online com baixo volume de envios lutam para obter taxas convenientes para elas e, em muitos casos, não conseguem sequer negociar. Têm que aceitar a realidade que lhes é apresentada, isto é, custos de envio muito altos, o que pode tornar mais difícil a venda dos seus produtos e, consequentemente, aumentar o seu volume de envios.
Como obtemos melhores taxas de envio
Uma solução possível? Combinar o volume de envio de todas as pequenas e médias empresas. A soma de todos aumenta o volume total e, portanto, a possibilidade de negociar para obter preços mais acessíveis para os envios torna-se uma opção real para todos. E é exatamente assim que conseguimos melhores taxas de envio. Então, fornecemos esses valores negociados a pequenas e médias lojas online ou, como lhes chamamos, os nossos clientes.
Chegamos a essa conclusão há dois anos aqui na Shiptimize e decidimos que era uma ideia empreendedora que valia todo o nosso esforço. Desta forma, podemos ajudar os vendedores e empresários do comércio eletrónico que têm mais dificuldade do que as grandes empresas quando se trata de integrar o processo de envios nas suas atividades diárias e de obter boas taxas para seus envios. Talvez eles não possam optar por melhores valores, mas nós podemos.
Assim, obtemos as melhores taxas de envios possíveis para os nossos clientes, reunindo e agrupando o maior volume que conseguimos graças à soma de todos. Em seguida, criamos uma plataforma gratuita de gestão e otimização de envio, na qual qualquer eCommerce se pode registar, reunir todas as informações de envio num só lugar e, é claro, obter acesso aos nossos valores negociados. A partir daqui, é pura matemática: mais clientes significam maior volume de envios. E um maior volume de envios levam a melhores taxas para nós e para os nossos clientes. Então, todos nós crescemos em conjunto.
Este artigo fez com que se perguntasse exatamente quão baixas são as nossas taxas de envio? Ok, podemos dizer-lhe. Mas, como este número depende de outros fatores, como peso e tamanho do pacote e para onde ele será enviado, sugerimos que responda às seguintes perguntas para que possamos enviar um número exato.