As 5 Ferramentas Logísticas Essenciais para um eCommerce

Para que um eCommerce seja bem-sucedido, existem diversos aspetos que necessitam de estar bem consolidados – e a logística é um deles.

Aliás, a logística pode ser um grande impulsionador para o crescimento de uma loja online, ou uma grande barreira para o seu funcionamento básico.

Então, para que esta funcione da melhor maneira possível, existem vários tipos de ferramentas logísticas que uma loja online pode utilizar. Por isso, continue a ler para descobrir a nossa compilação de softwares logísticos úteis para um eCommerce.

E também precisamente por esta razão, hoje queremos abordar este artigo no nosso blog, no qual mencionamos 5 tipos de software de logística que são muito úteis para um eCommerce, e atualizá-lo, incluindo exemplos das diferentes ferramentas relacionadas a eles.

Dessa forma mantemo-nos, e aos nossos clientes, sempre a par deste importante tema.

 

 

Ferramentas Logísticas Essenciais para eCommerce

 

 

Sistema de Gestão de Pedidos (OMS – Order Management System)

Um OMS é uma ferramenta, plataforma ou software que organiza as vendas feitas na sua loja online para que possa gerir e controlar os seus produtos até chegar aos seus compradores. É uma ferramenta muito conveniente se a sua empresa estiver a lidar com produtos físicos, já que a capacidade de rastrear e monitorizar a gestão dos seus pedidos pode poupar-lhe muitas dores de cabeça.

Da mesma forma, esse tipo de software permite controlar todo o ecossistema em torno de seus pedidos. A partir do momento em que seu cliente coloca produtos no carrinho de compras virtual, você pode acompanhar as diferentes fases da compra, passando também pelo processamento e pelas notificações de entrega do pedido. Tudo será reforçado em um único sistema.

As principais vantagens deste sistema incluem monitoramento em tempo real do status do pedido, simplificação dos processos burocráticos e controle sobre o ciclo do produto, bem como quaisquer alterações que possam aparecer.

Aqui estão 5 das ferramentas mais bem avaliadas no mercado:

  • Orderhive
  • Multiorders
  • Shipedge
  • Shipstation
  • Zoho Inventory
 

Se quiser investigar mais, pode seguir este link aqui com uma lista muito completa sobre OMS com dados, ratings e avaliações.

 

 

Sistema de Gestão de Stocks (IMS – Inventory Management System)

Quando um eCommerce atinge um certo volume de negócios, torna-se mais complicado gerir o stock de forma eficaz – e é aí que um sistema de gestão de stock pode ser de grande ajuda.

Mas o que é um IMS? É um sistema de software para rastrear o stock, pedidos, vendas e entregas da empresa, para que a gestão de produtos armazenados e/ou em ruptura de stock possam ser controlados, e estejam prontos para serem enviados aos consumidores finais. É usado principalmente para controlar o stock de produtos, por isso inclui certas ações básicas nesta área, como a monitorização de stock necessário, pedido de artigos e gestão de armazenamento.

Muitas vezes as empresas armazenam as informações relacionadas ao stock apenas no Excel, porque é facilmente acessível. No entanto, à medida que o negócio cresce, esta solução deixa de ser eficaz. Além disso, esta prática não permite a análise de dados ou a visualização de possíveis picos de vendas com facilidade.

Dessa forma, com um IMS, pode analisar melhor os dados dos seus produtos e tomar decisões que considere apropriadas com essas informações. Além disso, entre outras coisas, este tipo de software é capaz de fazer encomendas automáticas de produtos, o que lhe pode poupar algum tempo.

Aqui estão as 5 ferramentas de inventário com melhor avaliação do mercado:

  • Ordoro
  • Cin7
  • Fishbowl
  • Veeqo
  • Unleashed
 

Se estiver interessado em ler mais sobre cada uma delas mais especificamente, encontrará mais detalhes aqui.

 
Sistema de Gestão de Transporte (TMS – Transportation Management System)

Este tipo de sistema é considerado um subconjunto na gestão logística da rede de distribuição e trata do planeamento, execução e otimização da transferência física dos produtos da loja virtual para o consumidor final.

E como um dos fatores mais valorizados pelo consumidor final é a entrega dos pedidos no prazo esperado, é essencial ter um bom sistema de transporte para os seus produtos.

Se tem a sua própria frota para transportar os produtos ou se contrata este serviço, certifique-se de obter sempre um TMS de qualidade. Por quê? Esta é uma das partes mais importantes do processo de entrega, em que o cliente pode visualizar, controlar e avaliar os seus pedidos. A experiência que eles têm na entrega dos produtos vai ser a forma como vão avaliar o seu eCommerce e sua satisfação em relação a si.

Além disso, o transporte tem um grande peso nos custos logísticos de uma loja. Obtendo um bom TMS, é possível analisar quais são as principais despesas associadas a essa parte da logística, bem como avaliar quais podem ser as maiores ineficiências logísticas neste processo. Nesse sentido, é possível cortar custos, mantendo (ou melhorando) a qualidade dos serviços logísticos.

Aqui está uma lista das 5 ferramentas de gestão de transporte mais bem avaliadas do mercado:

  • 3Gtms
  • BluJay
  • Cloud Logistics
  • Discards
  • JDA
 

Se quiser obter mais informações e classificações, não só sobre os software que mencionamos, mas muitos outros, clique aqui.

 

 

Software de Etiquetagem (Labelling software)

O processamento de encomendas é uma das etapas onde uma loja online pode poupar mais tempo – e a etiqueta de envio é uma das grandes razões para isso acontecer.

Ao copiar manualmente as moradas dos clientes, para além de perder tempo e energia, também cria espaço para erro. Erros nas etiquetas podem levar a erros nas entregas – e cerca de 37% dos consumidores online que tem uma má experiência de entrega culpam a loja online, e nunca mais compram de lá.

Ou seja, para além de gastar recursos a lidar com esta etapa de forma manual, também pode perder clientes. E a verdade é que este problema pode ser facilmente resolvido.

Atualmente existem softwares que lhe permitem automatizar esta etapa do processo num só clique e que pode instalar diretamente na plataforma da sua loja online. Este é o caso do nosso próprio software, por exemplo. Pode inclusive descobrir como recuperar entre 4% e 8% do seu tempo automatizando este processo.

Abaixo, vai encontrar 5 ferramentas de software de etiquetagem que pode encontrar no mercado:

  • Shiptimize
  • Endicia
  • ZebraDesigner
  • Maestro Label Designer
  • NiceLabel
 

Se quiser ver outros software de impressão optimizada de etiquetas, pode encontrar mais aqui.

 

 

Planeamento de Recursos Empresariais (ERP – Enterprise Resource Planning)

Apesar de existirem diversos processos beneficiais a um negócio online, o software ERP é capaz de ser um dos mais importantes. Esse tipo de ferramenta gere de forma integrada os principais processos de um negócio, geralmente em tempo real, através de um software.

Enquanto que um OMS se concentra nos pedidos, o Enterprise Resource Planning integra uma grande parte das funções mencionadas acima, com uma característica principal muito interessante: a partilha de uma única base de dados. Desta forma, qualquer membro da empresa pode manter-se atualizado em relação a todas as informações disponíveis, assim como as atualizações mais recentes, já que este sistema também inclui a sincronização de todos os dados.

Isto permite que as lojas online lidem dinamicamente com quaisquer problemas que possam aparecer, de maneira rápida e eficiente. Além disso, abre as portas para possíveis melhorias nos diferentes processos do eCommerce, por exemplo, da rede de distribuição ao atendimento ao cliente, bem como os envios e a entrega. Com isso, vai ter todas as informações necessárias nas suas mãos, porque passa a estar tudo integrado no mesmo sistema, reduzindo tanto quanto possível o risco de erro.

Aqui vai encontrar uma lista das 5 ferramentas de ERP mais relevantes no mercado:

  • Veeqo
  • Apprise
  • Abas ERP
  • SAP Business One
  • Aqxolt ERP Mark 7
 

Se quiser obter mais informações sobre cada um deles, clique aqui

 

 

Conclusão: qual é a melhor ferramenta de logística para o seu eCommerce?

Bem, mesmo que pareça redundante: depende. Depende muito do seu modelo de negócio e do seu orçamento.

Por exemplo, se o seu comércio eletrónico estiver a arrancar agora e tiver recursos limitados, imaginamos que a sua prioridade não seja ter um TMS ou um ERP.

Por outro lado, se a sua loja online opera num regime de dropshipping, ou se usa um centro de distribuição, um OMS talvez não seja a solução logística mais interessante para si.

Assim, precisa de analisar as maiores necessidades e gaps que a sua loja apresenta a nível de logística e de analisar qual (ou se) algum software logístico o consegue ajudar a resolver essa situação dentro das suas possibilidades.

E já sabe, se precisar de ajuda, conte conosco. Envie-nos uma mensagem aqui.

 

Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pocket
Pocket

2 Responses

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *